
Bíblia do Cotidiano
Estudo Bíblico por Tema

Imagem:Pixabay
Êxodo de Abraão
Peregrinação: De Ur dos Caldeus rumo Canaã
Terá, pai de Abrão, e seus familiares rumaram para Canaã, mas pararam e habitam em Harã, onde Terá morre e não completa a caminhada até Canaã:
Gn11:31:32
Peregrinação: O chamado, a missão de migrar
Na cidade de Harã, Abrão recebe o chamado de Deus e sua proposta. Crê, aceita a proposta e passa a agir em obediência a orientação dada por Deus. Segue a Palavra de Deus e começa sua rota, sua trajetória. Um migrante pela terra, perseguindo as Promessas:
Gn12:1a 4
Peregrinação: Abrão segue para Canaã
Abrão aceita a proposta de Deus e sai de Harã e segue para terra prometida, com tudo que lhe pertence e leva consigo seu sobrinho Ló:
Gn12:1 a 4
Peregrinação: Chegada em Canaã
Abrão chega em Canaã e passa até o lugar chamado Siquém, até ao Carvalho de Moré, onde encontra os moradores da terra, os cananeus:
Gn12:5:6
Peregrinação: Rumo as Montanhas
Abrão move-se para as montanhas do lado oriental entre Betel e Aí:
Gn12:8
Peregrinação: Rumo ao lado sul
Abrão migra para o lado sul, e havia fome naquela terra:
Gn12:10
Peregrinação: Desce ao Egito
Abrão desce e peregrina no Egito por causa da fome que havia na terra que estava:
Gn12: 9 a 20
Peregrinação: Retorno do Egito pelo Sul
Abrão retorna do Egito pelo lado sul e volta para perto de Aí e Betel onde estivera antes:
Gn13:1 a 4
Peregrinação: Separação em Canaã de Ló
Abrão e Ló prosperam muito e se separam. Abrão fica em Canaã onde estava e Ló migra para as campinas do Jordão:
Gn13:2 a 13
Peregrinação: Retorno aos Carvalhais de Manre
Abrão migra para os Carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom, local onde habitou e edificou um Altar após Deus lhe reiterar as promessas:
Gn13:18
Peregrinação: Batalha dos cinco reis contra quatro
E houve uma rebelião entre os reis cananeus, da região que Abrão e Ló estavam habitando. A guerra dos cinco reis contra quatro e levaram Ló cativo junto com os sodomitas. Abrão é avisado e ajudado pelos amoritas que escaparam (Aner, Escol e Manre) e reuniu trezentos e dezoito homens nascidos em sua casa e perseguiu os que cativaram Ló e o libertou e resgatou tudo, bens e pessoas.
Rota e local em que venceu a guerra e percorreu para libertar seu sobrinho Ló:
Gn14: 1 a 17
Peregrinação: Permanece em Canãa
Há dez (10) anos Abrão morando em Canaã, se torna pai, aos oitenta e seis (86) anos de idade, de seu filho Ismael, com Agar.
Aos noventa e nove (99) anos de idade, Deus aparece para Abrão e reitera sua promessa dele ser pai novamente com Sara. Escolhe o nome do filho que ele iria ter e muda o seu nome e de sua esposa. Reafirma Sua Aliança com ele e envia três anjos para precificar como será a realização da paternidade. Também de onde estava, Abraão assiste o juízo de Deus sobre Sodoma e Gomorra e as cidades das campinas do Jordão:
Gn16:15:16; Gn17:1 a 27; Gn18:1 a 15; Gn19:1 a 28
Peregrinação: De Manre para Gerar e Berseba
Parte Abraão de Canãa em Manre, para a terra do Sul e habitou entre Cades e Sur e peregrinou em Gerar. Peregrinou por muitos dias na terra dos filisteus e fez aliança com Abimeleque, rei de Gerar e batizam o lugar da aliança de Berseba. E nasceu Isaac:
Gn20:1; Gn21:22 a 34
Peregrinação: Rumo ao Monte Moriah
A mais dura peregrinação que Abraão enfrentou. Deus pede a Abraão para fazer holocausto do seu filho Isaac e Abraão calado obedece. Eles caminham três dias e sobem ao Monte Moriah, onde Deus pediu, escolheu para o sacrifício, mas Anjo o impede de fazer:
Gn22:1 a 24
Peregrinação: Migração para Berseba
Abraão após ser provado no Monte Moriah, volta e habita em Berseba e recebe notícia da família de seu irmão Naor:
Gn22:16 a 24
Peregrinação: Quiriate-Arba (Hebrom)
Mesmo tendo sido aquela terra prometida por Deus, Abraão compra um pedaço desta terra e respeita os moradores da terra e o tempo de Deus de cumprir a promessa de entregá-la. O campo para sepultar Sara.
Morre Sara em Quiriate- Arba, com cento e vinte e sete (127) anos e Abraão compra a sepultura dos heteus, terra onde peregrinava e a sepulta.
Eram estrangeiros e peregrinavam, mas viviam em paz com os moradores da terra, que agiam com benevolência para com eles:
Gn23:1 a 20
Peregrinação Final: Morre Abraão
Morre Abraão com cento e setenta e cinco (175) anos e seus filhos, Isaac e Ismael o sepultam na capela de Macpela, em frente de Manre (Hebrom) onde Sara estava sepultada:
Gn25:7 a 10





