
Bíblia do Cotidiano
Estudo Bíblico por Tema
Imagem: Pixabay

Êxodo de Isaac
Isaac levando a Aliança
Peregrinação: Junto a seus pais desde o nascimento
Deus cumpre a promessa da paternidade de Abraão com Sara. Nasce Isaac e começa sua peregrinação junto a seus pais, desde o seu nascimento em Canaã. Isaac nasce em terras prometidas, mas não possuídas pelos seus pais. Uma família peregrina na terra seguindo a Palavra de Deus:
Gn21:1 a 7:22 a 34
Peregrinação: Isaac junto aos seus pais em Gerar
Abraão peregrina por muitos dias na terra dos filisteus e faz aliança com Abimeleque, rei de Gerar. Isaac juntos com seus pais peregrina também em Gerar e testemunha o agir de seu pai e o relacionamento dele com o povo da terra:
Gn21:22 a 34
Peregrinação: Isaac e Abraão rumo ao Monte Moriah
A peregrinação mais difícil da história de ambos. A mais dura peregrinação que Abraão e Isaac enfrentaram.
Deus pede para Abraão fazer holocausto do seu filho Isaac e Abraão calado obedece. Eles caminham três dias e sobem ao Monte Moriah, onde Deus pediu, escolheu para o sacrifício, mas Anjo do Senhor o impede de fazer:
Gn22:1 a 24
Peregrinação: Em Berseba
Isaac junto com os pais, após seu pai ser provado no Monte Moriah, habitam em Berseba e recebem notícias do seu tio:
Gn22:19
Peregrinação:Morre Sara em Quiriate-Arba
Issac e seus pais eram estrangeiros e peregrinavam em Canaã, viviam em paz com os moradores da terra, que agiam com benevolência para com eles. Em Quiriate-Arba, sua mãe morre aos cento e vinte e sete (127) anos. Era Isaac da idade de 37anos. E eles sepultam Sara na sepultura que seu pai comprara dos heteus. A sepultura de Macpela em Quiriate-Arba (Hebrom):
Gn23:1 a 20; Gn24:67
Peregrinação: Separação de Isaac e Abraão
Tinha Abraão cem (100) anos quando Isaac nasceu. Abraão viveu cento e setenta e cinco (175) anos. Isaac viveu e peregrinou com seu pai durante setenta e cinco anos. Issac casou com quarenta (40) anos, seu pai estava com cento e quarenta (140) anos e Sara havia falecido.
Aos sessenta (60) anos, nasceram seus filhos Esaú e Jacob. Abraão estava com cento e sessenta (160) anos. Abraão conviveu com Isaac setenta e cinco anos e com seus netos quinze anos. Peregrinaram em terras cananeias. Os três patriarcas conviveram juntos e peregrinaram na terra da promessa durante quinze anos. Abraão, Isaac e Jacob juntos. Todos conhecedores da história e a Aliança de Abraão com Deus e o que deveriam observar em suas escolhas, para manter o Pacto.
Com cento e setenta e cinco (175) anos Abraão morre, é sepultado pelos seus filhos, Isaac e Ismael na capela de Macpela que ele comprou quando Sara morreu e foi sepultada. Isaac, Ismael, Jacob e Esaú presenciam esse fato:
Gn17:1:17:19:21; Gn18: 1 a 15; Gn21:1 a 7; Gn25:7 a 27
Peregrinação: Sem Abraão em Beer-Laai-Rói
Após a morte de seu pai Abraão, Isaac continuou habitando em Beer-Laai-Rói e foi visitado, exortado e abençoado pelo próprio Deus:
Gn26:1 a 6; Gn25:11
Peregrinação: Isaac, Jacob e Esaú em Gerar
Deus aparece para Isaac e o orienta a não descer para o Egito, por causa da fome, mas ficar onde Ele mandou. Reitera a promessa feita a Abraão, de bênçãos e multiplicação de sua descendência, agora através dele, se ele agir como seu pai. Isaac obedeceu.
O rei de Gerar Abimeleque também lhe propõe aliança, reconhecendo que Deus também era com ele como foi com seus pais Abraão. Em meio a fome e adversidades Deus honra Isaac e o prospera:
Gn26:1 a 33
Peregrinação Final: Morre Isaac em Canaã
Isaac habitava em Canaã em Manre, Quiriarte-Arba (Hebrom) quando termina sua peregrinação na terra.
Conviveu com seus filhos por cento e vinte (120) anos. Conviveu com seus irmãos por um tempo.
Presenciou o crescimento dos seus filhos e suas desavenças, conheceu e conviveu com seus netos, filhos de Esaú. Presenciou a reconciliação de seus filhos e o retorno de Jacob com seus netos. Os filhos de Jacob, agora com o novo nome de Israel, os doze filhos de Israel que dariam início as doze tribos de Israel.
Isaac com cento e oitenta (180) anos morre, é sepultado pelos seus filhos Esaú e Jacob e seus netos presenciam também esse fato:
Gn25:20 a 26; Gn26:34:35; Gn30:28 a 35; Gn32:1 a24; Gn33:1 a20; Gn35:27 a 29
Imagem:Pixabay





