
Bíblia do Cotidiano
Estudo Bíblico por Tema
Imagem:Pixabay
Leis, Tradições, Costumes e Rituais
​
A Leis da tribo de Abraão, Isaac e Jacob
Jacob com seu pai Isaac seguiam as Leis que seu Abraão seguia, pois viveram juntos. Os povos tinham suas próprias leis, tradições e costumes, e praticavam seus rituais, passados de gerações. Isaac seu pai e seu avô Abraão respeitavam os demais povos e suas práticas, mas seguiam e pautavam suas decisões em observância das Leis teológicas ditadas pelo seu Deus e obedeciam também algumas leis de tradição e costume. Jacob aprendeu com eles.
​
Leis desde a criação
Desde Adão até Noé e passando por Abraão seu avô, seu pai Isaac, tradições, costumes e leis entre os povos chegaram até Jacob e seu irmão Esaú:
Gn1:1 a 31; Gn2:1 a 3; Gn4:9 a 16; Gn8:1 a 23; Gn9:1 a 17; Gn11:1 a 9; ; Gn17:12:13
​
Lei Teológica e Lei de tradição e costumes
​
Lei teológica - Lei Circuncisão
A circuncisão foi uma das condições exigidas por Deus para selar a Aliança que fez com Abraão e sua descendência. Aliança Perpétua, mediante obediência. Deus instituiu a circuncisão na carne de Abraão, de toda sua casa e sua descendência que aceitassem Suas regras para este pacto, que optassem por aderir a esta Aliança com Ele. Jacob exigiu de Siquém para poder desposar sua filha Diná:
Gn17:9 a 27; Gn21:4; Gn34:1 a 24
​
Lei de Costumes e tradições - Escolha do cônjuge
Não realizar matrimônio com outros povos, casar na sua parentela. Não incorporar outras culturas e hábitos através do casamento, Isaac cumpre essa lei. Como seu pai, Jacob obedece e se submete a vontade de a seus pais e as tradições do seu povo na escolha da esposa. Isaac e Rebeca recomendam para Jacob não casar com mulher cananeia e ir na sua parentela em Harã, casar com alguém da sua parentela:
Gn24:1 a 66; Gn26:34:35; Gn27:46; Gn28:2
​
Lei de Costumes e tradições- Casar primeiro a primogênita
Alguns povos tinhas tradições e costumes de casar primeiro a filha mais velha. Era um costume alegado por Labão, que logra Jacob e casa primeiro sua filha primogênita a Lia. Jacob respeitou o costume da tribo de Labão:
Gn29:15 a 31
​
Lei de Costumes e tradições - Casar o irmão com a viúva
Se um dos irmãos morresse sem deixar filhos, pela tradição o outro irmão deveria casar com a viúva para suscitar descendência ao irmão morto. Com a morte de seus filhos, Judá se comprometeu com Tamar, viúva de seu filho que daria o irmão mais novo como marido, mas não cumpriu:
Gn38:1 a 30
​
Lei de Costumes e tradições – Poligamia
Isaac só é mencionado com uma mulher na Bíblia, mas seus filhos Esaú e Jacob tiveram várias mulheres. Era costume de alguns povos:
Jacob desposou as irmãs Lia e Raquel e as servas delas Zilpa e Bila, com quem teve os doze filhos:
Gn29:1 a26; Gn30:1 a 24
​
Esaú aos quarenta anos tomou mulheres hetéias e a sua prima filha de seu tio Ismael:
Gn26:34:35: Gn27:46; Gn28:7:8
​
Lei de Costumes e tradições - Defesa da Honra
Diná, filha de Jacob, foi deflorada por Siquém e seus irmãos vingaram com a morte da tribo do agressor:
Gn34:1 a 31
​
Lei de Costumes e tradições - Aliança de palavra
Aliança era um tratado, contrato, uma Lei de costume, firmada sobre juramento, que não poderia ser descumprida quando os dois empenhavam a palavra. Valia a palavra e o juramento entre as partes e algumas vezes era selado com sangue de holocausto de animais:
Gn15:1 a 21 ; Gn17:1 a 27; Gn21:22 a 34; Gn26:26 a 32; Gn31:43 a 55
​
Aliança de Jacob com Labão nas Montanhas de Gileade
Jacob e Labão fazem aliança com coluna de Pedra por testemunho:
Gn31:45 a 53
​
Lei de Costumes e tradições - Juramento
Compromisso dado pela palavra, sem poder ser descumprida. Com tradição de juramento e ato de pôr as mãos de sob a coxa. José no Egito também jurou com a mão sob a coxa de Jacob, que faria como prometeu. Enterrar Jacob junto com seus pais e não no Egito:
Gn24:1 a 9; Gn47:29:30
​
Lei teológica - A Lei da Benção
A Benção era passada para as próximas gerações, sendo o primogênito quem recebia a benção de liderança e continuidade de receber e transmitir aos seus descendentes a Benção de Deus, com a promessa feita para Abraão.
Isaac antes de morrer, pratica o ritual de ministrar a Benção aos seus descendentes. Benção irrevogável. Isaac abençoa a Jacob e Esaú e Deus confirma Jacob como escolhido para suceder seu pai na Aliança com Ele.
Jacob também pratica a cerimônia de passar a Benção para os seus filhos antes de morrer, no Egito:
Gn27:1 a 40; Gn25:22 a 34 Gn48:3 a 22; Gn49:1 a 28
​
Lei teológica da Primogenitura
A primogenitura definia o líder da tribo, transferência de responsabilidades e de benção dada por Deus e herdeiro da Aliança.
Esaú despreza, e desvaloriza a oferta da Benção da primogenitura, a Benção de Deus dada para Abraão. Descumpre essa lei, desprezando e a vende a seu irmão Jacob. Troca por um prato de comida.
Isaac cumpre a Lei da primogenitura e abençoa seus filhos.
Jacob abençoa o filhos de José, consciente faz a escolha de abençoar não o primogênito Manassés, mas o segundo, privilegiando Efraim:
Gn25:24 a 34; Gn27:1 a 40; Gn48:13 a 19
​
Lei teológica - A Lei do Dízimo
Abraão era dizimista. Jacob se referiu ao Deus Altíssimo como Deus de seu pai e fez voto de devolver o dízimo, quando Deus lhe apareceu em Betel, quando fugia da face de seu irmão Esaú:
Gn28:10 a 22; Gn46:1; Gn31:42:Gn33:20
​
Lei teológica - A Lei do Adultério
Deus abomina o adultério desde o tempo de Abraão e Isaac. No tempo de Jacob, seu filho José mesmos tendo sido tentado pela mulher de seu senhor no Egito, não adulterou por temor a Deus:
Gn26: 1 a 11; Gn20:1:18; Gn39:1 a 29
​
Lei de costumes e tradições de outros povos
Lei do Quinto
Lei instituída por José no Egito, sobre a agricultura dos egípcios:
Gn47:26
​
Lei de cerimônia fúnebre:
Jacob morre é embalsamado e recebe o cortejo pelos egípcios:
Gn50:1 a 4 :7 a 13
​

As Leis do tempo de Jacob


